Bolsonaro e mais 16 são indiciados por suposta falsificação de cartões de vacina

Ex-presidente e outros envolvidos são acusados de crimes como associação criminosa e inserção de dados falsos

A Polícia Federal (PF) indiciou 17 pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no inquérito que investiga a suposta falsificação de certificados de vacinação contra a Covid-19. O caso será encaminhado ao Ministério Público para decidir sobre a apresentação de denúncia à Justiça.

O ex-presidente foi acusado pela PF pelos supostos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos. Além de Bolsonaro, foram indiciados o tenente-coronel Mauro Cid, o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ) e outras 14 pessoas. Mauro Cid também enfrenta alegações de uso indevido de documento falso.

Desde o ano anterior, Bolsonaro é alvo de uma investigação sobre a adulteração de cartões de vacina. No início de maio, agentes da PF estiveram em sua residência e apreenderam seu celular. Na ocasião, Bolsonaro negou ter sido vacinado contra a Covid-19 e afirmou não haver adulteração nos dados de seu cartão nem do cartão de sua filha, Laura.

BRASIL

Pepa lança frente em defesa das quadrilhas juninas do DF e Entorno nesta quarta-feira (09) O deputado distrital Pepa (PP) lança, nesta quarta-feira (09), a Frente Parlamentar em Defesa do…

Na noite desta sexta-feira, 4, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 29ª Delegacia de Polícia (Riacho Fundo II), prendeu em flagrante um homem de 33 anos,…

Em 06/04/2025, policiais da 8ª DP (Estrutural) prenderam, em flagrante, um homem de 32 anos em razão da prática de violência doméstica contra sua companheira, que foi ameaçada e agredida…

O Flamengo entra em campo, a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (9) no estádio do Maracanã, para enfrentar o Central Córdoba (Argentina) pela segunda rodada do Grupo…

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu em flagrante, na tarde desta terça-feira (8/4), um homem de 26 anos acusado de tráfico de drogas em Samambaia Sul. A ação…

Governador comemora vitória unânime e reforça pré-candidatura à Presidência O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) decidiu nesta terça-feira (8/4) reverter a decisão de primeira instância que tornava o governador…

Comissão presidida por Paulo Bilynskyj aprova proposta polêmica com apoio da base bolsonarista A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (8), um projeto de lei…

PL muda estratégia e aposta em pressão parlamentar para acelerar votação O Partido Liberal (PL) alterou sua estratégia na Câmara dos Deputados e agora pressiona pela votação em regime de…

Pequim fala em “lutar até o fim” contra guerra tarifária dos EUA O governo da China prometeu adotar “medidas resolutas e eficazes” após a entrada em vigor, nesta quarta-feira (9),…

O Botafogo superou o Carabobo (Venezuela) por 2 a 0, na noite desta terça-feira (8) no estádio Nilton Santos, em sua primeira vitória na atual edição da Copa Libertadores da…


 

A PF prendeu seis pessoas em maio, incluindo Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, sob a acusação de emitir certificados de vacinação falsos em nome de Bolsonaro, sua família e outros. A defesa de Bolsonaro manifestou surpresa em relação ao procedimento e tentou obter atualizações sobre o processo sem sucesso.

Segue a lista completa dos indiciados:

  • Jair Messias Bolsonaro, ex-presidente da República;
  • Mauro Barbosa Cid, tenente-coronel do Exército e ex-ajudante de ordens da Presidência da República;
  • Gabriela Santiago Cid, esposa de Mauro Cid;
  • Gutemberg Reis de Oliveira, deputado federal (MDB-RJ);
  • Luis Marcos dos Reis, sargento do Exército;
  • Farley Vinicius Alcântara, médico;
  • Eduardo Crespo Alves, militar;
  • Paulo Sérgio da Costa Ferreira;
  • Ailton Gonçalves Barros, ex-major do Exército;
  • Marcelo Fernandes Holanda;
  • Camila Paulino Alves Soares, enfermeira;
  • João Carlos de Sousa Brecha, então secretário de Governo;
  • Marcelo Costa Câmara, assessor especial de Bolsonaro;
  • Max Guilherme Machado de Moura, assessor e segurança de Bolsonaro;
  • Sergio Rocha Cordeiro, assessor e segurança de Bolsonaro;
  • Cláudia Helena Acosta Rodrigues da Silva, servidora pública;
  • Célia Serrano da Silva.

VARIEDADES

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui