Estimativa é da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Um estudo contínuo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul indica que a cota de inundação do rio Guaíba em Porto Alegre permanecerá acima do normal até pelo menos o dia 25 de maio. O monitoramento atual sugere que a marca de quatro metros seguirá superada até a próxima terça-feira, dia 21 de maio.
A cota de inundação do Guaíba é de três metros. No auge da primeira onda de cheias, o nível do rio alcançou 5,33 metros no dia 6 de maio. Na última terça-feira (14/5), durante a segunda onda, o rio registrou 5,25 metros às 22 horas. A Defesa Civil chegou a projetar que o nível poderia atingir até 5,6 metros.
Entre as oito da manhã e as oito da noite desta quarta-feira (15/5), o rio Guaíba apresentou uma descida de 11 centímetros, trazendo um pouco de alívio para as autoridades locais. Este movimento de descida é crucial para cidades como Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul e Canoas, que lutam para retomar a normalidade.
Para efeito de comparação, durante a enchente de 1941, a mais severa da história do Rio Grande do Sul, o Guaíba chegou a 4,76 metros e levou 31 dias para retornar ao nível normal. A situação atual está sendo monitorada de perto, e medidas estão sendo tomadas para mitigar os danos.
Além disso, em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, rachaduras nas estradas, casas e em um hotel levantaram um alerta de deslizamento. A Defesa Civil emitiu um aviso urgente sobre a Barragem do Salto, que opera em status de emergência, com risco de deslizamento de encosta e transbordamento.
Os municípios de Caxias do Sul, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real e Feliz estão em alerta máximo. A Defesa Civil recomenda que os moradores próximos à barragem deixem a área imediatamente para garantir sua segurança.
O Senado aprovou na noite de quarta-feira (20) o projeto que cria a Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL 2.159/2021). A intenção é uniformizar os procedimentos para emissão de licença ambiental…
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM I), cumpriu, na tarde desta quarta-feira (21), mandado de prisão preventiva contra um…
A Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA), indiciou uma mulher de 40 anos por duas práticas do crime de…
Suspeito gritou “Palestina livre” após o ataque, ocorrido durante evento no Museu Judaico; vítimas eram um casal israelense prestes a ficar noivo. Dois funcionários da embaixada de Israel nos Estados…
Declarações do secretário de Estado Marco Rubio apontam para possibilidade de medidas contra ministro do STF; tema repercute entre autoridades brasileiras Durante depoimento na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos…
O Fluminense está nas oitavas de final da Copa do Brasil. E a classificação veio com uma boa vitória, de 4 a 1, sobre a Aparecidense, na noite desta quarta-feira…
Vítimas de queimaduras podem ter tratamento integral no SUS. É o que prevê um projeto aprovado pelo Senado e que segue para nova análise da Câmara (PL 4.588/2019). Pelo texto,…
Aprovado pelo Senado nesta quarta-feira (21), o projeto de lei que cria a Lei Geral do Licenciamento Ambiental é apontado por vários parlamentares como uma iniciativa para “destravar o Brasil”….
O Senado vai promover uma sessão especial para homenagear as instituições que trabalham pela vida, pela família e pela dignidade humana. A solenidade também vai celebrar a 18ª Marcha Nacional…
O Senado aprovou nesta quarta-feira (21), por 54 votos a 13, o projeto que cria a Lei Geral do Licenciamento Ambiental (LGLA). O PL 2.159/2021, que está sendo discutido no…