Nova pesquisa Genial/Quaest mostra crescimento da insatisfação popular com a gestão federal
A popularidade do governo Lula (PT) continua em queda. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (4), a desaprovação ao presidente subiu para 57%, o pior índice desde o início de seu terceiro mandato. A aprovação caiu para 40%. Apenas 3% não souberam ou preferiram não responder.
Em março, os números já eram ruins: 56% desaprovavam e 41% aprovavam o governo. Agora, a situação se agravou ainda mais, com a desaprovação crescendo e a aprovação encolhendo. A trajetória negativa confirma a tendência de desgaste da imagem do presidente junto à população.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas, presencialmente, entre os dias 29 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Evolução da avaliação do governo Lula:
Março: 56% desaprovam, 41% aprovam
Junho: 57% desaprovam, 40% aprovam
Esse é mais um sinal de que o governo enfrenta dificuldades crescentes para manter o apoio popular. Em meio a denúncias, críticas à condução econômica e tensões políticas, a confiança na gestão petista dá sinais de desgaste contínuo.
O levantamento da Quaest, encomendado pela Genial Investimentos, reforça o clima de insatisfação que vem se aprofundando entre os eleitores. A cada novo resultado, a curva de avaliação do governo parece mergulhar um pouco mais.