Câmara aprova projeto que extingue saídas temporárias de presos

Foto: Seape/Divulgação

Proposta inicial limitava o benefício, mas deputados o extinguiram

Por Heloisa Cristaldo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Ouça a matéria:

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (3) o projeto que acaba com saídas temporárias de presos dos estabelecimentos prisionais. A matéria segue para análise do Senado.

A proposta teve origem no Senado e previa apenas que as saídas temporárias fossem limitadas. No entanto, ao tramitar na Câmara, deputados decidiram extinguir o benefício. O texto aprovado prevê a revogação de todas as possibilidades de saída, que atualmente estão disponíveis para condenados em regime semiaberto, como visita à família durante feriados, frequência a cursos e participação em atividades.

Para o relator, Capitão Derrite (PL-SP), a existência do benefício da saída temporária burla a própria lei penal, ao frustrar a proporcionalidade no cumprimento da pena. Além disso, ele destacou que muitos presos não retornam ao sistema prisional após a saída.

Política DF:

Aulas de Revisão para Obtenção da CNH serão nos dias 26 e 27 de julho, e Noções de Mecânica para Mulheres, de 28 de julho a 1º de agosto Zélia…

Quer receber notificações do portal Senado Notícias? Receber notificações Agora não Source link

A PCDF, por meio do trabalho de investigação da equipe da 31ª DP, prendeu em flagrante, na noite da última terça-feira (9), um homem acusado de crime de tráfico de…

O Senado pode analisar nos próximos dias a medida provisória que reajustou o soldo dos militares das Forças Armadas a partir de abril último. A MP 1.293/2025 foi aprovada na Câmara…

A Polícia Civil do Distrito Federal— PCDF, por meio do trabalho investigativo da equipe da 21ª DP, efetuou o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, e um mandado…

Em nota conjunta à imprensa, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, defenderam diálogo para lidar com a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,…

Com apenas R$ 1 mil de diferença, Triumph Speed 400 entrega quase o dobro da moto da Honda CB300F — e levanta debate sobre a estratégia das fábricas brasileiras O…

Presidente diz que Brasil usará Lei da Reciprocidade Econômica para reagir à medida de Trump O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (10), que o Brasil aplicará…

Diplomatas e ex-chanceleres cobram resposta equilibrada à crise comercial com os Estados Unidos A ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% a produtos…

Ex-presidente afirma que perseguição não é pessoal, mas contra milhões de brasileiros que “lutam por liberdade” O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu nesta quinta-feira (10) que os Poderes “ajam com…


 

“A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo informou que na passagem de 2021 para 2022, 1.628 presos que deixaram as penitenciárias do estado, durante a chamada ‘saidinha temporária de fim de ano’, não retornaram ao sistema prisional paulista”, argumentou o deputado. “Já existe a previsão legal de cumprimento de pena e progressão de regime de forma proporcional, a saída temporária causa a todos um sentimento de impunidade diante da percepção de que as pessoas condenadas não cumprem suas penas, e o pior, de que o crime compensa”, acrescentou.

O texto aprovado também obriga a realização de exame criminológico como requisito para a progressão de regime e para a autorização de regime semiaberto. A análise deverá comprovar que o detento tem condições de se adaptar ao novo regime com autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade.

“O exame criminológico consistente na emissão de um parecer técnico de uma equipe multidisciplinar, constitui ferramenta muito mais efetiva para aferir a capacidade do condenado de adaptar-se ou não a regime menos rigoroso do que uma constatação de boa conduta carcerária comprovada apenas pelo diretor do estabelecimento, tal qual é previsto pela legislação vigente”, argumentou o relator.

Ressocialização

A deputada Erika Kokay (PT-DF) criticou a aprovação da matéria. Segundo ela, as saídas temporárias são um processo de ressocialização, é a forma da lei assegurar que a pessoa esteja apta ao convívio da sociedade, passando por uma prova.

“O que são as saídas temporárias? Primeiro, elas só são devidas a quem está em regime semiaberto. Portanto, as pessoas que têm direito à saída temporária já estão na semiliberdade. Elas já estão em convívio com a sociedade. Elas já podem sair o dia inteiro e apenas dormir dentro da unidade prisional.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui