Senado aprova MP que regulamenta o teletrabalho

EDILSON RODRIGUES/AGENCIA SENADO

Texto segue para sanção presidencial

 Por Agência Brasil* – Brasília

Ouça a matéria:

O Senado aprovou hoje (3) a Medida Provisória (MP) 1.108/2022, que regulamenta o teletrabalho e  altera as regras do auxílio-alimentação. O texto traz a definição do teletrabalho e aborda a jornada de trabalho nesse regime e diz que o auxílio-alimentação será destinado exclusivamente ao pagamento de refeição em restaurantes ou de gêneros alimentícios comprados no comércio. O texto segue para sanção presidencial.

Entre outros pontos, a MP considera o teletrabalho ou trabalho remoto aquele que é prestado fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não, com tecnologias de informação e comunicação e que não se configure trabalho externo. Além disso, a MP diz que a negociação da jornada de trabalho ocorrerá individualmente, entre o trabalhador e o empregador.

Os empregados em regime de teletrabalho ficam submetidos às disposições previstas na legislação local e nas convenções e acordos coletivos de trabalho na base territorial onde o empregador contratou o trabalhador. Aprendizes e estagiários também poderão fazer teletrabalho.

A MP diz ainda que o uso de ferramentas, como e-mails, fora do horário de trabalho não será considerado como sobreaviso e que os empregadores terão que dar prioridade para o regime remoto aos empregados com filhos de até 4 anos.

Política DF:

Pai de João Assunção, de 20 anos, Ella Felipa, de 12, e Alana Ayó, de 2, Fábio Assunção quer que os filhos saibam o valor do trabalho. Em entrevista à…

Três dias após conquistar o título da Copa do Brasil, o Flamengo empatou sem gols com o Atlético-MG, na noite desta quarta-feira (13) no estádio do Maracanã, em partida que…

Apesar de seguirem sendo lembrados no Brasil, diversos famosos moram em outro país. Anitta, um dos principais nomes da música na atualidade, é um exemplo disso.  Muitos famosos moram fora…

As provas de potência máxima do ciclismo abriram o primeiro dia dos Jogos da Juventude nesta quarta-feira (13), em João Pessoa (PB), com atletas do Norte e Nordeste assegurando a maioria…

Na noite de quarta-feira (13/11), um homem se explodiu nas proximidades do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, levando as autoridades a isolar a região por risco de…

A Globo acaba de bater o martelo e a novela que vai substituir Alma Gêmea no Vale a Pena Ver De Novo a partir do próximo mês é um dos…

A Record conseguiu mais um feito histórico desde a compra do Brasileirão 2025. A emissora fechou um acordo milionário com a Magalu, eterna parceira de Luciano Huck na Globo, para patrocinar a…

Ação é uma conquista do deputado Daniel Donizet junto ao GDF; Unidade itinerante do Hospital Veterinário Público atenderá cães e gatos a partir da próxima segunda A partir de 18…

O Senado aprovou nesta terça-feira (12) o projeto de Lei 182/2024, que estabelece o marco regulatório do mercado de créditos de carbono no Brasil A proposta, relatada pela senadora Leila…

Jade Picon não seguiu Léo Picon, seu irmão, e se posicionou a favor do fim da escala 6×1. Em vídeos publicado nos Stories do Instagram, a infleuncer pontuou que esse…


 

Vale-refeição

O texto restringe o uso do auxílio-alimentação, ou vale-refeição, em restaurantes ou na compra de gêneros alimentícios comprados no comércio. O governo alega que a regra visa impedir que o auxílio, que tem tratamento tributário favorável, seja destinado à aquisição de produtos não relacionados à alimentação.

A medida provisória também proíbe as empresas de receber descontos na contratação de empresas fornecedoras de tíquetes de alimentação. Hoje, alguns empregadores têm um abatimento no processo de contratação.

* Com informações da Agência Câmara de Notícias
Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui