Equador decreta “Conflito Armado Interno”

Equador decreta “Conflito Armado Interno” para enfrentar a violência do crime organizado

O presidente equatoriano, Daniel Noboa, anunciou na terça-feira (9) a existência de um “conflito armado interno” no país, em resposta à crescente onda de violência de grupos do crime organizado. A medida veio após a invasão de um estúdio de notícias em Guayaquil por homens armados, prontamente detidos pela polícia, resultando na prisão de 13 pessoas e na apreensão de armamentos e explosivos.

O decreto de Noboa classificou 22 grupos do crime organizado como “terroristas e atores beligerantes não estatais”, ordenando às Forças Armadas operações militares para neutralizá-los. Essa decisão sucedeu o estado de emergência previamente decretado devido à fuga de Adolfo Macías, líder do grupo Los Choneros, e confrontos em outras prisões, desencadeando uma série de episódios violentos em todo o país.

A medida tomada pelo presidente equatoriano permite a intervenção imediata das forças de segurança para combater o crime organizado, conforme descrito no decreto número 111, autorizando operações militares em conformidade com o direito humanitário internacional e respeitando os direitos humanos, visando neutralizar grupos identificados como ameaças à segurança nacional.

 

MUNDO
Veja também:

O Flamengo fez valer o fato de jogar em casa com o apoio de sua torcida e derrotou a LDU (Equador) por 2 a 0, nesta quinta-feira (15) no estádio…

Regularização de moradias e meio ambiente dominam audiência sobre Pdot Debate que escutou a população foi promovido pelos distritais Jaqueline Silva e Rogério Morro da Cruz A Câmara Legislativa reuniu…

GDF executou menos de um terço da dotação mínima legal do Fundo da Criança de 2021 a 2024 Estudo sobre a execução do Fundo dos Direitos da Criança e do…

A diretoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), incluindo o presidente Ednaldo Rodrigues, foi afastada do comando da entidade no final da tarde desta quinta-feira (15), seguindo determinação do desembargador…

A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da 11ª Delegacia de Polícia do Núcleo Bandeirante, com o apoio da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, deflagrou…

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (14), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) denunciou o avanço das facções criminosas no Ceará e a crise na segurança pública no estado. Ele afirmou…

“Nós vamos beber essa água”, alertam especialistas sobre a poluição do Rio Melchior Estudo realizado pela Câmara Legislativa foi apresentado na CPI que investiga a contaminação do rio. O corpo…

Em 2024, ocorreram mais de 4,3 milhões de violações de direitos humanos no Brasil. A informação faz parte dos requerimentos (REQ 8/2025-CDH  e REQ 10/2025-CDH) da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) para…

A Comissão de Esportes (CEsp) tem reunião marcada para quarta-feira (21), a partir das 10h30, com cinco itens na pauta. Dois deles são projetos que regulamentam a publicidade das empresas…

Na Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC), o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) afirmou que uma única associação — a Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos (Ambec) — é responsável…

OUTRAS
Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui