Por Rogério Cirino
A defesa do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por meio de seus advogados, apresentou um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), requerendo o arquivamento do inquérito aberto para investigar sua suposta omissão nos eventos de 8 de janeiro. Conforme informações do portal Metrópoles, a defesa alega que o governador tomou todas as medidas possíveis para desmobilizar os acampamentos em frente ao QG de Brasília e que as evidências coletadas durante a investigação contradizem a alegação de conivência com os manifestantes.
Os advogados argumentam que os elementos reunidos ao longo da investigação, incluindo declarações de várias partes envolvidas, o relatório final do interventor federal, análises do material coletado durante buscas e apreensões, bem como documentos que detalham as ações tomadas antes e depois dos eventos de 8 de janeiro, contestam a premissa inicial do inquérito de que Ibaneis poderia ter sido conivente com atos antidemocráticos. Portanto, solicitam o arquivamento do inquérito policial.
Veja também:
A primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários (JMU) 2025 saiu neste sábado (19/07), no taekwondo, disputado na cidade de Essen, no oeste da Alemanha. A atleta Maria Clara…
Já classificada, antecipadamente, à fase final da Liga das Nações de vôlei masculino, a seleção brasileira se isolou na liderança da competição ao derrotar a Turquia neste sábado (19), em…
O Grupo A da Copa América Feminina, disputada no Equador, tem um novo líder. Nessa sexta-feira (18), a Argentina venceu o Chile por 2 a 1, de virada, no Estádio…
Festival acontece de 24 de julho a 2 de agosto, com mais de 100 shows, incluindo Paralamas, Capital Inicial, Samuel Rosa e Magic! Está confirmada a nova edição do Capital…
Casa Branca pode aplicar medidas ainda mais severas após decisões do Judiciário brasileiro; bloqueios tecnológicos e expulsão de diplomatas estão entre as opções As medidas adotadas por Donald Trump contra…
Washington recusa contato com Maria Luiza Viotti após revogar vistos de Moraes e aliados; próximos alvos podem ser ativos e bancos brasileiros A recusa dos Estados Unidos em atender a…
Washington envia recado direto e humilhante ao STF, sem direito a recurso A revogação do visto de entrada nos Estados Unidos de Luna Van Brussel Barroso, filha do presidente do…
Medida atinge Barroso, Toffoli, Zanin, Dino, Cármen Lúcia, Fachin e Gilmar Mendes; familiares também são afetados O governo dos Estados Unidos ampliou a lista de autoridades brasileiras com vistos revogados,…
O Uruguai venceu pela primeira vez nesta edição da Copa América Feminina, disputada no Equador. Nesta sexta-feira (18), a Celeste superou o Peru por 1 a 0 no Estádio Banco…
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou nesta sexta-feira (18/7) duas leis voltadas ao fortalecimento da advocacia local. As normas foram publicadas no Diário Oficial do DF (DODF)…
Eles sustentam que Ibaneis já prestou depoimento à Polícia Federal (PF), esclarecendo todas as medidas que tomou na ocasião e explicando a sequência de eventos que levaram à invasão da Praça dos Três Poderes. Além disso, o governador confiava no Protocolo de Ações Integradas (PAI) nº 2/2023 para lidar com os eventos e atribui a “falta de resistência” da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) como um fator relevante.
Os advogados argumentam que o protocolo de segurança utilizado no dia 8 de janeiro havia sido bem-sucedido em mil eventos públicos anteriores e, portanto, havia razões plausíveis para que Ibaneis confiasse plenamente na eficácia habitual desse modelo de segurança.
Antes de tomar uma decisão sobre o arquivamento ou a continuação da ação, o ministro Alexandre de Moraes aguardará uma posição da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Veja também: