Mergulhada em um recessão profunda após 3 anos de governo de extrema-esquerda, Argentina pode ver uma guinada política sem precedentes
Por Rogério Cirino
O ultradireitista Javier Milei desafia as expectativas ao sair como grande vencedor das eleições primárias na Argentina, contrariando pesquisas que indicavam uma perda de fôlego em sua candidatura. Com 97,39% das urnas apuradas às 6h, horário de Brasília, Milei lidera com sua sigla “La Libertad Avanza,” obtendo 30,04% dos votos, superando todas as outras pré-candidaturas individualmente.
RESULTADOS DAS PRIMÁRIAS
- “La Libertad Avanza,” de Milei: 30,04% dos votos
- “Juntos por el Cambio,” de Mauricio Macri: 28,28% dos votos
- Patricia Bullrich, candidata de centro-direita, supera Horacio Larreta
- Coalizão governista “Unión por la Patria”: 27,27% dos votos
O governo argentino, que demorou mais de quatro horas após o fechamento das urnas para divulgar os primeiros resultados oficiais, enfrentou críticas de diversos setores políticos, mídia local e observadores internacionais.
MILEI DESBANCA RIVAIS EM PROVÍNCIAS
Com quase um terço da preferência do eleitorado nacional, Milei demonstra força ao superar seus rivais em muitas das províncias argentinas, mostrando que seu apelo não se limita apenas a Buenos Aires e ao entorno da capital.
IDEIAS POLÊMICAS E POSIÇÕES RADICAIS
Milei se apresenta como libertário e antissistema, defendendo a dolarização da economia e a extinção do Banco Central. Suas propostas incluem a legalização do comércio de órgãos, a taxação da educação e saúde públicas, e discursos que atacam supostas ameaças comunistas.
O cenário político argentino ganha novos contornos com a ascensão surpreendente de Milei nas primárias, deixando analistas e consultores políticos reavaliando suas perspectivas sobre a popularidade do candidato ultradireitista. As eleições presidenciais de outubro prometem ser ainda mais acirradas com a presença destacada de Milei no cenário político argentino.
Veja também: A medalha de bronze do Campeonato Mundial de Clubes feminino de vôlei, realizado em São Paulo, é do Osasco/São Cristóvão Saúde. Neste domingo (14), a equipe paulista venceu o duelo… O Flamengo volta a quadra neste domingo (14) pela Champions League das Américas, a “Libertadores” do basquete masculino, em busca da reabilitação. O Rubro-Negro encara o Obras Sanitarias, da Argentina, a partir… O Palmeiras é tetracampeão paulista feminino. Neste domingo (14), as palestrinas perderam do Corinthians por 1 a 0, no Canindé, em São Paulo, mas se beneficiaram da goleada por 5… Justiça italiana analisa pedido do Brasil enquanto decisão do Supremo sobre perda de mandato é contestada pelo Legislativo A Justiça da Itália analisa nesta semana o pedido de extradição da… Tiroteio em Bondi, em Sydney, ocorreu durante celebração do Hanukkah e é tratado pelas autoridades como terrorismo Um ataque a tiros na praia de Bondi, em Sydney, deixou ao menos… A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou que o Emirates Stadium, do Arsenal, e o Gtech Community Stadium, do Brentford, ambos em Londres, na Inglaterra, receberão as semifinais e a… As semifinais da terceira edição da Copinha Feminina, em São Paulo, foram definidas na noite de sábado (13). Vice-campeão no ano passado e dono da melhor campanha geral, o Internacional… A Copa do Brasil conhecerá, neste domingo (14), os seus dois finalistas em partidas que envolvem Corinthians e Cruzeiro, em Itaquera, e Fluminense e Vasco, no estádio do Maracanã, no… O favoritismo italiano superou o fator-casa brasileiro nas semifinais do Campeonato Mundial de Clubes de vôlei feminino. Neste sábado (13), Osasco/São Cristóvão Saúde e Dentil Praia Clube não resistiram à… O primeiro dos três turnos da primeira fase da Champions League das Américas, a “Libertadores” do basquete masculino, terminou para Minas Tênis Clube e Sesi Franca na última sexta-feira (13). O…






