Mergulhada em um recessão profunda após 3 anos de governo de extrema-esquerda, Argentina pode ver uma guinada política sem precedentes
Por Rogério Cirino
O ultradireitista Javier Milei desafia as expectativas ao sair como grande vencedor das eleições primárias na Argentina, contrariando pesquisas que indicavam uma perda de fôlego em sua candidatura. Com 97,39% das urnas apuradas às 6h, horário de Brasília, Milei lidera com sua sigla “La Libertad Avanza,” obtendo 30,04% dos votos, superando todas as outras pré-candidaturas individualmente.
RESULTADOS DAS PRIMÁRIAS
- “La Libertad Avanza,” de Milei: 30,04% dos votos
- “Juntos por el Cambio,” de Mauricio Macri: 28,28% dos votos
- Patricia Bullrich, candidata de centro-direita, supera Horacio Larreta
- Coalizão governista “Unión por la Patria”: 27,27% dos votos
O governo argentino, que demorou mais de quatro horas após o fechamento das urnas para divulgar os primeiros resultados oficiais, enfrentou críticas de diversos setores políticos, mídia local e observadores internacionais.
MILEI DESBANCA RIVAIS EM PROVÍNCIAS
Com quase um terço da preferência do eleitorado nacional, Milei demonstra força ao superar seus rivais em muitas das províncias argentinas, mostrando que seu apelo não se limita apenas a Buenos Aires e ao entorno da capital.
IDEIAS POLÊMICAS E POSIÇÕES RADICAIS
Milei se apresenta como libertário e antissistema, defendendo a dolarização da economia e a extinção do Banco Central. Suas propostas incluem a legalização do comércio de órgãos, a taxação da educação e saúde públicas, e discursos que atacam supostas ameaças comunistas.
O cenário político argentino ganha novos contornos com a ascensão surpreendente de Milei nas primárias, deixando analistas e consultores políticos reavaliando suas perspectivas sobre a popularidade do candidato ultradireitista. As eleições presidenciais de outubro prometem ser ainda mais acirradas com a presença destacada de Milei no cenário político argentino.
Veja também: Brasília foi um sonho planejado. E o seu plano era abrigar 500 mil pessoas – o que consta, inclusive, na lei de 1953 que autorizou estudos para a criação da… Brasília foi um sonho planejado. E o seu plano era abrigar 500 mil pessoas – o que consta, inclusive, na lei de 1953 que autorizou estudos para a criação da… Presidente que concretizou a construção de Brasília, Juscelino Kubitschek também foi um dos propulsores do aumento da indústria automobilística no país. Por essa razão, era natural que a capital federal,… “O Departamento de Urbanismo e Arquitetura da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, constituído de profissionais de reconhecida competência, está sob a chefia do engenheiro Oscar Niemeyer, um dos… Vasco e Flamengo se enfrentam neste sábado (18) pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada no Maracanã, às 18h30 (horário de Brasília). Os rubro-negros buscam manter a… Com mais de 50 anos de tradição, a Via Sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina, reuniu milhares de fiéis, nesta sexta-feira (18), para a encenação da Paixão de Cristo…. O brasileiro Hugo Calderano se tornou nesta sexta-feira (18) o primeiro atleta das Américas a assegurar um lugar no pódio da etapa da Copa do Mundo de tênis de mesa… No dia 19 de abril, é celebrado o Dia dos Povos Indígenas, data fundamental para reconhecer a diversidade e a resistência dos povos originários na formação do Brasil. A exposição… Os moradores de São Sebastião apaixonados por música e que sonham em um dia ser cantores ou cantoras profissionais podem ter uma boa oportunidade. Estão abertas, até 10 de maio,… A senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) apresentou o projeto de Lei nº 1.698/2025 para criminalizar a indução, instigação ou auxílio à participação de crianças e adolescentes em desafios que representem…