Javier Milei, o ‘Bolsonaro’ da Argentina é o grande vencedor das primárias presidenciais

Mergulhada em um recessão profunda após 3 anos de governo de extrema-esquerda, Argentina pode ver uma guinada política sem precedentes

Por Rogério Cirino

O ultradireitista Javier Milei desafia as expectativas ao sair como grande vencedor das eleições primárias na Argentina, contrariando pesquisas que indicavam uma perda de fôlego em sua candidatura. Com 97,39% das urnas apuradas às 6h, horário de Brasília, Milei lidera com sua sigla “La Libertad Avanza,” obtendo 30,04% dos votos, superando todas as outras pré-candidaturas individualmente.

RESULTADOS DAS PRIMÁRIAS

  • “La Libertad Avanza,” de Milei: 30,04% dos votos
  • “Juntos por el Cambio,” de Mauricio Macri: 28,28% dos votos
  • Patricia Bullrich, candidata de centro-direita, supera Horacio Larreta
  • Coalizão governista “Unión por la Patria”: 27,27% dos votos

O governo argentino, que demorou mais de quatro horas após o fechamento das urnas para divulgar os primeiros resultados oficiais, enfrentou críticas de diversos setores políticos, mídia local e observadores internacionais.

MILEI DESBANCA RIVAIS EM PROVÍNCIAS

Com quase um terço da preferência do eleitorado nacional, Milei demonstra força ao superar seus rivais em muitas das províncias argentinas, mostrando que seu apelo não se limita apenas a Buenos Aires e ao entorno da capital.

IDEIAS POLÊMICAS E POSIÇÕES RADICAIS

Milei se apresenta como libertário e antissistema, defendendo a dolarização da economia e a extinção do Banco Central. Suas propostas incluem a legalização do comércio de órgãos, a taxação da educação e saúde públicas, e discursos que atacam supostas ameaças comunistas.

O cenário político argentino ganha novos contornos com a ascensão surpreendente de Milei nas primárias, deixando analistas e consultores políticos reavaliando suas perspectivas sobre a popularidade do candidato ultradireitista. As eleições presidenciais de outubro prometem ser ainda mais acirradas com a presença destacada de Milei no cenário político argentino.

 

Veja também:

A segunda-feira (15/7) terá tempo estável em Minas Gerais. Prevalece a atuação de uma massa de ar seco e índices críticos de umidade são esperados no Norte e Oeste do…

O Governo de Minas publica na edição deste sábado (13/7), no Diário Oficial do Estado, mudanças na legislação que vão beneficiar os servidores públicos estaduais mineiros. A Lei Complementar nº…

Os serviços de perícia médica prestados pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SCPMSO), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), serão aprimorados…

A Minas Gerais Administração e Serviços S.A. (MGS) está com inscrições abertas e gratuitas a partir desta segunda-feira (15/7) para processo seletivo em Patos de Minas e Patrocínio, no Triângulo…

O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), anuncia a entrega da recuperação de mais dois trechos de rodovias da…

Chegada de férias escolares é também tempo propício para brincadeiras ao ar livre e os famosos papagaios e pipas. Porém, muitas vezes, essas atividades chegam acompanhadas de um grande risco…

No final da tarde desta sexta (19), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) concluiu o conserto da rede de água na Quadra 12 do Setor Leste do…

As notícias sobre as conquistas de vinhos finos mineiros, e de outros estados brasileiros sem muita tradição na produção, tornaram-se cada vez mais frequentes, nos últimos anos. A dupla poda…

Brasília lidera o ranking nacional de instalações de painéis solares para geração de energia limpa, o que reflete os significativos investimentos realizados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e o…

Em um mundo em que a educação é o alicerce do futuro, o Prêmio Escola Transformação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas…


 

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui