Ladeira a baixo: aprovação de Lula despenca para 24%

Datafolha aponta que aprovação do governo Lula cai para o pior índice de seus mandatos

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu seu menor nível desde que assumiu a Presidência pela primeira vez, em 2003. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14), apenas 24% dos brasileiros consideram o governo ótimo ou bom, uma queda de 11 pontos percentuais em comparação com dezembro de 2024, quando o índice era de 35%.

Essa é a pior aprovação registrada em todos os mandatos de Lula, superando o recorde negativo anterior, de 28%, ocorrido em 2005, no auge do escândalo do Mensalão.

Reprovação cresce e chega a 41%

Enquanto a aprovação despencou, a reprovação aumentou de 34% para 41%. Já o percentual dos que consideram o governo regular passou de 29% para 32%.

A pesquisa entrevistou 2.007 brasileiros em 113 municípios, entre os dias 10 e 11 de fevereiro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Queda acelerada em dois meses

O recuo na popularidade de Lula surpreende pela velocidade. Em dezembro de 2024, o governo ainda contava com 35% de aprovação, número que já havia sido registrado também em março e agosto do mesmo ano. Em apenas dois meses, a perda de 11 pontos percentuais representa uma das quedas mais bruscas já registradas no Datafolha para um presidente em exercício.

Com o desgaste crescente, o cenário político pode se tornar ainda mais desafiador para o governo petista, que enfrenta críticas em áreas como economia, segurança pública e política externa.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui