Presidente usou as redes sociais para lamentar a morte do presidente do Irã Ebrahim Raisi
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Partido da Causa Operária (PCO) manifestaram oficialmente seu pesar pela morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, que ocorreu em um acidente de helicóptero no dia 19 de maio de 2024. Raisi, conhecido mundialmente como o “Carniceiro de Teerã”, ganhou notoriedade por suas ações brutais que resultaram na morte de cerca de 30 mil iranianos, vítimas de repressão política e religiosa. Além disso, ele foi amplamente denunciado por seu apoio ao terrorismo internacional, incluindo o financiamento ao Hamas, responsável pelo nefasto ataque contra Israel em outubro do ano passado, que resultou na morte e sequestro de mais de 2000 israelenses, incluindo relatos de estupros em massa e decapitações de bebês.
As declarações de Lula e do PCO geraram ampla repercussão e controvérsia. Em nota oficial, Lula lamentou profundamente a perda de Raisi, destacando a importância de manter diálogos diplomáticos mesmo com líderes controversos. Segundo o presidente, “é essencial para a diplomacia brasileira buscar a paz e a estabilidade global através do diálogo e da compreensão mútua, independentemente das divergências políticas e ideológicas.”
Por outro lado, o Partido da Causa Operária também emitiu uma nota de pesar, exaltando Raisi como um “líder resistente contra o imperialismo ocidental”. O PCO reiterou sua posição de apoio incondicional a movimentos que, segundo eles, “lutam contra a opressão capitalista e imperialista”.
Essas manifestações de pesar provocaram uma onda de críticas tanto no cenário político nacional quanto internacional. Analistas e críticos apontaram para a incongruência de lamentar a morte de um líder responsável por tantas atrocidades e violações de direitos humanos. “É um absurdo que o presidente Lula e o PCO expressem pesar por alguém que não só oprimiu seu próprio povo de maneira tão cruel, mas que também financiou e apoiou atos terroristas brutais”, afirmou o cientista político José Carlos Moreira.
O Brasil derrotou a Venezuela por 2 a 0, na noite deste domingo (13) no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito (Equador), em sua estreia na Copa América de futebol feminino,…
Deputada distrital apresenta ao Cardeal Dom Paulo Cezar o trabalho da Procuradoria Especial da Mulher e propõe colaboração com o projeto “Não Temas, Maria”, da Igreja Católica Em meio ao…
Sob o comando do meia-atacante Cole Palmer, o Chelsea (Inglaterra) teve uma atuação de gala para derrotar o PSG (França) por 3 a 0, na tarde deste domingo (13) no…
Na primeira oportunidade na qual Brasília recebeu uma etapa da Liga Mundial de Skate Street (SLS), a maranhense Rayssa Leal mostrou mais uma vez que, aos 17 anos de idade,…
A seleção brasileira feminina deu mais uma prova de que é umas das favoritas a conquistar o título da Liga das Nações de Vôlei (VNL), pois derrotou o Japão por…
Evento realizado neste sábado (12) valorizou artistas, reuniu lideranças e fortaleceu os laços da população com o deputado Pepa A cidade de Planaltina viveu uma noite de festa, cultura e…
O Brasil inicia neste domingo (13) a sua campanha na Copa América de futebol feminino. E a estreia da seleção brasileira, que contará com a transmissão ao vivo da TV…
Após um longa pausa para a realização da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o Campeonato Brasileiro voltou neste sábado (12). E o primeiro confronto da competição colocou frente…
Com o programa AlfaMais, Goiás conquista o 2º lugar no ranking nacional de Alfabetização infantil (Fotos: Secom) A educação pública de Goiás alcançou um feito histórico: o estado conquistou o…
Contribuintes goianos devem ficar atentos aos prazos para pagamento do licenciamento e IPVA (Foto: Denis Marlon) A parcela de julho do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025…
A reação das redes sociais também foi imediata e fervorosa. Usuários expressaram indignação, com muitos questionando a moralidade e a coerência dos posicionamentos de Lula e do PCO. “Lamentar a morte de um genocida e financiador de terroristas é um tapa na cara das vítimas e de todos que lutam por justiça e direitos humanos”, escreveu um usuário no Twitter.
Internacionalmente, a perplexidade foi semelhante. Diversos veículos de comunicação estrangeiros destacaram a contradição nos discursos de Lula e do PCO, que frequentemente se posicionam como defensores dos direitos humanos. “Este é um triste exemplo de como a política externa de alguns países pode ser contraditória e moralmente ambígua”, comentou o jornal britânico The Guardian.