Lula lamenta morte do ‘Carniceiro de Teerã’

Presidente usou as redes sociais para lamentar a morte do presidente do Irã Ebrahim Raisi

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Partido da Causa Operária (PCO) manifestaram oficialmente seu pesar pela morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, que ocorreu em um acidente de helicóptero no dia 19 de maio de 2024. Raisi, conhecido mundialmente como o “Carniceiro de Teerã”, ganhou notoriedade por suas ações brutais que resultaram na morte de cerca de 30 mil iranianos, vítimas de repressão política e religiosa. Além disso, ele foi amplamente denunciado por seu apoio ao terrorismo internacional, incluindo o financiamento ao Hamas, responsável pelo nefasto ataque contra Israel em outubro do ano passado, que resultou na morte e sequestro de mais de 2000 israelenses, incluindo relatos de estupros em massa e decapitações de bebês.

As declarações de Lula e do PCO geraram ampla repercussão e controvérsia. Em nota oficial, Lula lamentou profundamente a perda de Raisi, destacando a importância de manter diálogos diplomáticos mesmo com líderes controversos. Segundo o presidente, “é essencial para a diplomacia brasileira buscar a paz e a estabilidade global através do diálogo e da compreensão mútua, independentemente das divergências políticas e ideológicas.”

Por outro lado, o Partido da Causa Operária também emitiu uma nota de pesar, exaltando Raisi como um “líder resistente contra o imperialismo ocidental”. O PCO reiterou sua posição de apoio incondicional a movimentos que, segundo eles, “lutam contra a opressão capitalista e imperialista”.

Essas manifestações de pesar provocaram uma onda de críticas tanto no cenário político nacional quanto internacional. Analistas e críticos apontaram para a incongruência de lamentar a morte de um líder responsável por tantas atrocidades e violações de direitos humanos. “É um absurdo que o presidente Lula e o PCO expressem pesar por alguém que não só oprimiu seu próprio povo de maneira tão cruel, mas que também financiou e apoiou atos terroristas brutais”, afirmou o cientista político José Carlos Moreira.

Nesta sexta-feira (26), a equipe da Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPed) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) fez uma festa de aniversário para lá de especial para celebrar…

A transmissão da abertura da Olimpíada de Paris atraiu muita gente para a fanfest do Parque Villa-Lobos na tarde desta sexta-feira (26), na capital paulista. Sentadas em bancos, gramados, sobre…

Relacionadas A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de Brasília (UnB), anuncia uma parceria inédita para a…

No dia 27 de julho, comemora-se o Dia do Pediatra – data estipulada para homenagear os profissionais da medicina que se dedicam à saúde das crianças. Celebrada no mesmo dia…

Fabiana Murer sabe bem o que é representar o Brasil em uma Olimpíada. Atleta do salto com vara, ela foi campeã mundial e panamericana e disputou três Olimpíadas. Na tarde…

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, nesta sexta-feira (26/7), uma vistoria nas obras de reforma das escolas estaduais Antônio Carlos de Carvalho e Benjamim Guimarães,…

Os 30 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) enviados para ajudar no combate às chamas no Pantanal voltaram para casa nesta sexta-feira (26). Eles embarcaram em…

Neste sábado (27) será dada a partida em um dos torneios mais badalados entre as muitas atrações no cardápio esportivo dos Jogos Olímpicos de Paris. A programação do basquete masculino tem…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (26) a lei que cria a Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD). O título de renda fixa, sujeito a isenção…

Deputado bolsonarista Nikolas Ferreira chamou Lula de “ladrão” em discurso em evento da ONU, em novembro de 2023 A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao ministro Luiz Fux, do Supremo…

A reação das redes sociais também foi imediata e fervorosa. Usuários expressaram indignação, com muitos questionando a moralidade e a coerência dos posicionamentos de Lula e do PCO. “Lamentar a morte de um genocida e financiador de terroristas é um tapa na cara das vítimas e de todos que lutam por justiça e direitos humanos”, escreveu um usuário no Twitter.

Internacionalmente, a perplexidade foi semelhante. Diversos veículos de comunicação estrangeiros destacaram a contradição nos discursos de Lula e do PCO, que frequentemente se posicionam como defensores dos direitos humanos. “Este é um triste exemplo de como a política externa de alguns países pode ser contraditória e moralmente ambígua”, comentou o jornal britânico The Guardian.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui