MTur, BID e Instituto Vivejar lançam livro com experiências de Turismo Responsável durante a WTM Latin America

A publicação traz exemplos de iniciativas sustentáveis, que servem como referências para o setor, no Brasil, e está disponível de forma gratuita

FONTE: Ministério do Turismo

Com o propósito de inspirar e promover avanços nas discussões e práticas sobre ações de tomada de responsabilidade no turismo no Brasil, o Ministério do Turismo (MTur) divulgou a nova publicação sobre Turismo Responsável, produzida em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Instituto Vivejar.

O lançamento aconteceu nesta terça-feira (16.04), na WTM Latin America, em São Paulo. O livro “Turismo Responsável: resultados que inspiram” está disponível de forma gratuita e traz 10 exemplos de iniciativas sustentáveis que servem de referência para o setor, no Brasil.

A publicação oferece uma base teórica das premissas e o surgimento e desenvolvimento do segmento, ao mesmo tempo que oferece dicas sobre como implementar a responsabilidade nos empreendimentos do setor, além de motivar a adoção dessas práticas ao longo do processo.

Para a ministra substituta, Ana Carla Lopes, “a publicação marca mais uma entrega do MTur para o fortalecimento de políticas públicas que estimulam práticas responsáveis no turismo, de forma a permitir que todas as pessoas possam usufruir dos benefícios da atividade turística de forma inclusiva, responsável, solidária, cidadã e respeitosa”, afirmou.

O livro ainda tem como objetivo apoiar o setor de turismo brasileiro no desenvolvimento de ações de médio e longo prazo que respondam aos impactos gerados pela crise da pandemia do Covid-19, bem como estabelecer medidas que permitam sua recuperação mais resiliente. O projeto destaca o papel relevante ocupado pelo Turismo Responsável para o setor e como este caminho se enquadra no futuro da indústria do turismo nacional.

A especialista em turismo do BID, Juliana Bettini Vicente, enxerga o setor de turismo como um importante motor de crescimento econômico para a América Latina e o Caribe, e destaca o valor de iniciativas como esta. “Publicações como esta são muito importantes para trazer à luz casos práticos de como empreendimentos e destinos turísticos são fundamentais nesse processo rumo a um turismo mais sustentável”, explicou.

A publicação apresenta 10 casos de sucesso que, cada um em sua realidade, recorte geográfico, social e tamanho institucional, compartilham e inspiram a tomada de responsabilidade e os desafios enfrentados pelo setor. O livro aponta caminhos, por meio de experiências reais, que podem servir de inspiração para outros projetos.

A seleção se deu a partir de uma pesquisa entre os ex-alunos dos cursos de Turismo Responsável do Instituto Vivejar, ministrados entre 2020 e 2022, que avaliaram os projetos que assumiram compromisso com a responsabilidade e com um turismo de impactos positivos. “Nosso principal critério para escolher estes casos foi buscar diversidade, tanto de tipos e porte de negócios quanto geográfica. Nosso objetivo é justamente inspirar e mostrar que qualquer pessoa, empresa ou destino pode se engajar neste movimento e agir”, explica Marianne Costa, autora do livro e fundadora do Instituto Vivejar.

Nailza Porto, da equipe do Instituto de Pesquisas Ecológicas, falou sobre a experiência de participar da publicação. “No livro conseguimos sistematizar toda a nossa experiência e aprendizagem ao longo de todo o processo de desenvolvimento do projeto, com destaque para o percurso formativo que foi construído ao longo dos anos”, ressaltou.

Já Maria Júlia Baracho, do Engenho Triunfo, outro exemplo selecionado para fazer parte do projeto, mostrou sua satisfação com o lançamento da publicação. “É uma alegria fazer parte do livro “Turismo Responsável, resultados que inspiram” e quero agradecer a oportunidade de dizer ao Brasil e ao mundo que é possível distribuir riqueza através de um turismo pautado no amor”, comemorou.

EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS – Outros participantes que ajudaram a compor as histórias de sucesso contidas no livro falaram da experiência de reunir seus trabalhos em uma publicação com resultados tão positivos para o turismo. A representante do movimento Preserve Pipa, Michaela Bitarello, ressaltou como o material poderá ajudar a dar visibilidade para novas ações. “A gente espera que as experiências contadas neste livro possam inspirar muitos outros destinos, tanto no Brasil quanto no mundo”.

O fundador da Ubuntu Ecoturismo, Eliseu Santos Pereira, falou sobre o trabalho desenvolvido por eles. “A gente tenta valorizar a comunidade, respeitando a natureza e o meio em que se vive, para que o recurso do turismo impacte diretamente na vida das pessoas”, disse. No mesmo sentido, Luciana Antônio, do Adama Turismo, em São Paulo, destacou o trabalho entregue pelo grupo. “Nas nossas experiências turísticas valorizamos a cultura regional, interiorana e, principalmente, as afro-centradas”, disse.

A secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela, destacou as ações do estado na construção de uma política pública mais sustentável. “As ações que realizamos junto aos destinos turísticos, seja capacitação ou trabalhos de fortalecimento do turismo local, têm sempre a temática da responsabilidade permeando e orientando tanto o gestor público municipal quanto o empresário”.

Para a diretora da Mova Experiências, Rutti Cutrim, que trabalha ecoturismo comunitário dentro do cotidiano maranhense, o trabalho apresentado no livro “vem construindo e comercializando experiências genuínas que mostram para o Brasil e para o mundo que o melhor do Maranhão é o maranhense”. Já a representante do Gondwana Brasil, Camila Barp, destacou o trabalho desenvolvido por mulheres dentro da fundação. “Realizamos nosso propósito por meio do Turismo Responsável, respeitando os lugares e comunidades que visitamos”.

Por fim, a cofundadora do Brasiliando – negócio de impacto social que tem a missão de gerar transformações -, Ana Taranto, reforçou a satisfação em participar da publicação. “Estamos muito felizes em sermos um dos exemplos inspiradores deste livro e desejamos que, não só o nosso trabalho, mas também o de outras instituições que também fazem parte desta publicação, possam inspirar e contribuir para que o Turismo Responsável não seja um nicho, mas a única forma de fazermos turismo”, concluiu.

GRATUITO – O livro está disponível, gratuitamente, no formato de e-book, pelo link www.turismoresponsavel.tur.br. A publicação faz parte da Coleção Cadernos Aplicados de Turismo, do grupo de pesquisa CETES da ECA/USP, e conta ainda com prefácio escrito pela turismóloga, historiadora e especialista em afroturismo, Solange Barbosa.

Ao final da publicação é possível saber mais sobre o Manifesto pelo Turismo Responsável, tornando público o compromisso de cada um com o tema e com a comunidade de pessoas que estão juntas por um turismo mais responsável, sustentável e inclusivo.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui