Previsão é de maior inundação da história
A capital gaúcha está em alerta total para inundações nesta sexta-feira (3/5), com a previsão de que o nível do rio Guaíba ultrapasse os quatro metros. Desde a tarde de terça-feira (30/4), o nível do rio tem aumentado progressivamente devido às chuvas que atingem o estado. Na tarde de quinta-feira (2/5), o lago já havia ultrapassado a cota de inundação de três metros. A Defesa Civil está em ação, evacuando as áreas de maior risco e alertando os moradores próximos ao Guaíba, nos municípios de Porto Alegre, Guaíba e Eldorado do Sul, a buscarem abrigos públicos ou locais seguros.
Especialistas consultados pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) afirmam que a inundação pode superar o recorde histórico de 4,76 metros, estabelecido em 1941, quando o centro da cidade foi completamente alagado. Há o temor de que, entre sábado (4/5) e domingo (5/5), o nível do rio atinja os 5 metros, resultando em uma nova cheia histórica para Porto Alegre.
A Prefeitura de Porto Alegre já fechou as comportas de contenção do sistema de proteção contra enchentes, conhecidos como “diques”, para evitar inundações na região central da cidade. Contudo, nem todas as áreas estão protegidas pelo sistema, deixando locais mais vulneráveis aos impactos das chuvas intensas. A população está sendo orientada a buscar abrigos seguros e se manter atenta às atualizações da Defesa Civil.
As chuvas no Rio Grande do Sul já resultaram em 29 mortes e deixaram 60 pessoas desaparecidas. Ao todo, 213 cidades enfrentam transtornos, incluindo inundações, deslizamentos de terra e quedas de barreiras. O estado contabiliza 10 mil desabrigados, evidenciando a gravidade da situação enfrentada pela população gaúcha.