“Vamos embora”, cidade do Rio Grande do Sul será movida de lugar após enchente

Cidade de Roca Sales enfrenta destruição após a pior tragédia climática do estado

A cidade de Roca Sales, no Rio Grande do Sul, está em ruínas após enfrentar a terceira grande enchente em apenas oito meses. Com 12 mil habitantes, Roca Sales foi uma das mais atingidas pelo pior desastre climático já registrado no estado, que resultou em aproximadamente 170 mortos, dezenas de desaparecidos e mais de 600 mil desabrigados.

O cenário no centro da cidade é desolador, com prédios em ruínas e lojas vazias. Supermercados foram devastados pela força das águas do rio Taquari. “Não tem mais como a gente permanecer no centro. Estamos reconstruindo pela terceira vez e não há mais recursos”, afirmou o prefeito Amilton Fontana.

Devido à sua localização junto ao rio, Roca Sales costumava enfrentar uma grande enchente a cada década. No entanto, a frequência das inundações aumentou drasticamente, dificultando a recuperação da cidade. Especialistas apontam o aquecimento global como um fator que intensifica e aumenta a frequência dos eventos climáticos extremos.

O prefeito Fontana propôs deslocar o centro da cidade para três quilômetros da localização atual, em busca de um local mais seguro para os moradores. Contudo, muitos residentes estão decididos a deixar a cidade. “Qualquer nuvem já nos faz pensar em outra enchente”, disse uma moradora enquanto retirava a lama de sua casa.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui