PT firma acordo com Partido Comunista de Cuba

Gleisi Hoffmann, assina tratado para fortalecer laços e busca maneiras de auxiliar Cuba em meio à crise econômica, mesmo contra embargo americano

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, realizou uma visita à ilha de Cuba, onde formalizou um acordo de cooperação e intercâmbio com o Partido Comunista (PC) cubano. Este acordo, assemelhado ao firmado com o Partido Comunista da China em setembro do ano anterior, visa fortalecer os laços entre as duas organizações e promover a troca de experiências.

Durante sua estadia, Gleisi Hoffmann se encontrou com o presidente cubano, Miguel Diáz-Canel, e transmitiu a intenção de dialogar sobre maneiras de auxiliar Cuba em meio ao bloqueio econômico que enfrenta. O presidente destacou a importância de aprofundar os laços políticos entre as duas nações e agradeceu o apoio do ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em parcerias para enfrentar o embargo norte-americano.

Cuba enfrenta atualmente uma grave crise econômica, comparável ao período especial ocorrido após a dissolução da União Soviética. Recentemente, protestos eclodiram em diversas cidades cubanas devido à escassez de alimentos e energia elétrica. O governo cubano atribuiu a situação aos Estados Unidos e convocou um representante da embaixada americana para consultas.

Luiz Inácio Lula da Silva também se pronunciou contra o embargo econômico à Cuba, classificando-o como ilegal. Em novembro de 2023, o governo brasileiro se posicionou contra o embargo dos Estados Unidos em uma votação na Assembleia Geral da ONU. A história de embargos e tensões remonta aos primeiros anos da Revolução Socialista cubana, quando empresas norte-americanas foram expropriadas sem compensação, resultando em sanções por parte dos Estados Unidos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui