RS Tem Alerta de Risco para Inundações e Deslizamentos Neste Sábado (18)

Chvas continuam

O Rio Grande do Sul enfrenta um alerta para inundações e deslizamentos de terra neste sábado (18), emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A previsão é de permanência do acúmulo de água no Centro-Oriental, Sudeste Rio-Grandense e Região Metropolitana de Porto Alegre, devido às fortes chuvas das últimas semanas.

Na noite desta sexta-feira (17), o nível do Guaíba atingiu 4,60 metros, mais de 1,5 metro acima da cota de inundação, com tendência de permanência até junho, conforme o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A bacia hidrográfica do Guaíba, que recebe água dos rios Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos e Gravataí, todos ainda com níveis elevados, agrava a situação, fazendo com que o recuo da água ocorra lentamente.

Regiões em Risco

Os municípios banhados pela Lagoa dos Patos, que permanece inundada, enfrentam condições agravadas pelos ventos. A Serra Gaúcha e a Região Metropolitana de Porto Alegre estão sob alerta de deslizamentos, com possibilidade de movimentos de terra em encostas naturais e quedas de barreiras em rodovias. Além disso, o estado está sob alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas intensas, que podem alcançar até 50 milímetros por dia e ventos de até 60 km/h em algumas regiões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui