Economista libertário, eleito com 55% dos votos, promete fechar o órgão financeiro nos próximos anos e dolarizar a economia em até dois anos
Na noite do sábado (9), seguidores do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, organizaram um evento simbólico em frente ao Banco Central da República Argentina (BCRA), no centro de Buenos Aires, marcando um “velório” da instituição. A ação foi caracterizada pela presença de velas, coroas de flores em formato das letras BCRA e manifestações contra o peso argentino.
Javier Milei, economista ultra libertário, que assume a presidência do país neste domingo, prometeu durante sua campanha o fechamento do Banco Central nos próximos anos. Ele atribui à instituição a responsabilidade pela inflação e a considera como ferramenta de políticos para prejudicar os argentinos.
MUNDO O Brasil garantiu a classificação para a edição 2025 da Americup, Copa América de basquete masculino, após derrotar o Uruguai por 71 a 65, na noite desta quinta-feira (21) no… Resultado Preliminar de Mérito Cultural do Segundo Bloco de Editais FAC/2024 Source link O Internacional derrotou o Vasco por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (21) no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, para permanecer firme na luta para garantir… A temporada de 2024 ainda não terminou, mas as apostas para 2025 já estão em alta. Lewis Hamilton, considerado um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, estará competindo… A seleção brasileira de beisebol está apenas a uma vitória de garantir o bicampeonato no Sul-Americano de Beisebol em Lima (Peru), a primeira competição do ciclo olímpico para os Jogos… O governador Ibaneis Rocha sancionou, nesta quinta-feira (21), a Lei Nº 7.575, que institui a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha e de prevenção e enfrentamento da violência… O Distrito Federal fortaleceu a vigilância epidemiológica hospitalar para responder a surtos, epidemias e eventos inusitados, como a chegada de doenças raras ou condições causadas por questões climáticas. Quase 20… O Familhão de Luciano Huck está no fim da sua primeira temporada completa no ar com a chance de entregar mais R$ 1 milhão em barra de ouro, totalizando a… As ações de acolhimento que integram o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua ocorreram em Samambaia, nesta quinta-feira (21). Coordenada… A Administração Regional de Ceilândia publicou nesta quinta-feira (21), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o edital de chamamento público para o processo de seleção dos membros da sociedade…
Veja também:
Os participantes do evento entoaram o hino nacional argentino e distribuíram panfletos com “avisos fúnebres” sobre o peso argentino, o Banco Central e os diferentes valores de câmbio do dólar no país. Um dos comunicados lamentava a situação atual da moeda, referindo-se à década de 1990, quando o peso argentino foi artificialmente mantido no mesmo valor que o dólar norte-americano.
Entre suas propostas, Milei planeja dolarizar a economia argentina em um prazo de até dois anos, buscando encerrar as políticas intervencionistas e emissões inflacionárias associadas à atuação do Banco Central Argentino. A mensagem transmitida durante o “velório” enfatizava o encerramento simbólico da instituição, formalizado pelo resultado eleitoral do segundo turno em 19 de novembro de 2023, dia da vitória de Milei.
Veja também: