Economista libertário, eleito com 55% dos votos, promete fechar o órgão financeiro nos próximos anos e dolarizar a economia em até dois anos
Na noite do sábado (9), seguidores do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, organizaram um evento simbólico em frente ao Banco Central da República Argentina (BCRA), no centro de Buenos Aires, marcando um “velório” da instituição. A ação foi caracterizada pela presença de velas, coroas de flores em formato das letras BCRA e manifestações contra o peso argentino.
Javier Milei, economista ultra libertário, que assume a presidência do país neste domingo, prometeu durante sua campanha o fechamento do Banco Central nos próximos anos. Ele atribui à instituição a responsabilidade pela inflação e a considera como ferramenta de políticos para prejudicar os argentinos.
MUNDO
Veja também:
Governador Ronaldo Caiado inaugura duas pontes, no valor total de R$ 7,5 milhões, no município de Nova Roma, a 572 quilômetros de Goiânia (Foto: Hegon Correa e Lucas Diener) Os…
Inaugurado em julho de 2023, o Complexo Viário Padre Jonas Vettoraci mudou a realidade de quem mora na região Norte do Distrito Federal. Com investimentos superiores a R$ 33,2 milhões,…
A segunda parte das matérias em que a Agência Brasília explora o trabalho de investigação criminal realizado no Departamento de Polícia Técnica do Distrito Federal detalha a atuação do órgão…
Com objetivo de facilitar o deslocamento de professores, alunos e toda a comunidade escolar, a governadora em exercício Celina Leão inaugurou, nesta terça-feira (15), a pavimentação da via que dá…
O Governo do Distrito Federal (GDF) realizará uma ação de acolhimento e assistência social voltada a pessoas em situação de rua nas proximidades do Centro Pop de Taguatinga. A iniciativa…
15/04/2025 às 13:56, atualizado em 15/04/2025 às 13:58 A suspensão será feita por segurança durante os trabalhos; confira horário e área impactada Por Thaís Umbelino, da Agência Brasília | Edição:…
Começar o dia na academia poderia ser um simples cumprimento de rotina. Mas, para Júlia Lopes, de 17 anos, foi o combustível para viver seu dia como governadora ao lado…
Nesta semana, a Rádio Nacional transmite dois confrontos válidos pela quarta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os jogos Ceará x Vasco e Flamengo x Juventude terão cobertura ao…
A Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Brazlândia prestou homenagem aos estudantes da região aprovados em instituições públicas e privadas de ensino superior, tanto do Distrito Federal, quanto de outras…
Brasília vai sediar a 6ª Conferência Internacional da Rede Global de Museus da Água (Global Network of Water Museums – GWMN). Iniciativa do Programa Hidrológico Intergovernamental da Unesco (Intergovernmental Hydrological…
Os participantes do evento entoaram o hino nacional argentino e distribuíram panfletos com “avisos fúnebres” sobre o peso argentino, o Banco Central e os diferentes valores de câmbio do dólar no país. Um dos comunicados lamentava a situação atual da moeda, referindo-se à década de 1990, quando o peso argentino foi artificialmente mantido no mesmo valor que o dólar norte-americano.
Entre suas propostas, Milei planeja dolarizar a economia argentina em um prazo de até dois anos, buscando encerrar as políticas intervencionistas e emissões inflacionárias associadas à atuação do Banco Central Argentino. A mensagem transmitida durante o “velório” enfatizava o encerramento simbólico da instituição, formalizado pelo resultado eleitoral do segundo turno em 19 de novembro de 2023, dia da vitória de Milei.
Veja também: