Economista libertário, eleito com 55% dos votos, promete fechar o órgão financeiro nos próximos anos e dolarizar a economia em até dois anos
Na noite do sábado (9), seguidores do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, organizaram um evento simbólico em frente ao Banco Central da República Argentina (BCRA), no centro de Buenos Aires, marcando um “velório” da instituição. A ação foi caracterizada pela presença de velas, coroas de flores em formato das letras BCRA e manifestações contra o peso argentino.
Javier Milei, economista ultra libertário, que assume a presidência do país neste domingo, prometeu durante sua campanha o fechamento do Banco Central nos próximos anos. Ele atribui à instituição a responsabilidade pela inflação e a considera como ferramenta de políticos para prejudicar os argentinos.
MUNDO A noite deste sábado (21) teve um gosto de nostalgia para quem foi ao Teatro Nacional Claudio Santoro prestigiar o primeiro dia de programação aberta ao público. O espaço cultural… A Globo já começou a fechar o elenco de famosos para o BBB 2025, que estreará no dia 13 de janeiro. Na próxima edição, eles, assim como os integrantes da… Source link O Jornal Nacional revelou todos os patrocinadores confirmados para as transmissões do futebol nacional de 2025 na Globo, somando os jogos do Brasileirão e Copa do Brasil. Globo alcança valor bilionário… Os centros interescolares de línguas (CILs) do Distrito Federal terão inscrições para o 1º semestre de 2025 no período de 4 a 10 de janeiro, exclusivamente pelo site oficial da… Fim de ano é época de descanso e diversão. Muitas pessoas aproveitam o período para ir a festas ou para viajar. Mas é importante ficar alerta para garantir que tudo… Inaugurada em setembro deste ano, a fábrica de artefatos de concreto da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) vai muito além da produção de materiais para estruturas públicas…. Após mais de três décadas de espera, sete ruas de São Sebastião receberam asfalto pela primeira vez neste ano. As obras foram possíveis graças à regularização das áreas e executadas… Globo, Record, SBT e Band estão interessadas em alcançar bom faturamento e audiência, cada uma no seu quadrado, em relação ao eventos esportivos confirmados em 2025. A maioria vai apostar… A obra de restauração do Teatro Nacional Claudio Santoro era aguardada há muitos anos. Antes mesmo da interdição do complexo cultural em 2014, devido ao descumprimento das normas de segurança,…
Veja também:
Os participantes do evento entoaram o hino nacional argentino e distribuíram panfletos com “avisos fúnebres” sobre o peso argentino, o Banco Central e os diferentes valores de câmbio do dólar no país. Um dos comunicados lamentava a situação atual da moeda, referindo-se à década de 1990, quando o peso argentino foi artificialmente mantido no mesmo valor que o dólar norte-americano.
Entre suas propostas, Milei planeja dolarizar a economia argentina em um prazo de até dois anos, buscando encerrar as políticas intervencionistas e emissões inflacionárias associadas à atuação do Banco Central Argentino. A mensagem transmitida durante o “velório” enfatizava o encerramento simbólico da instituição, formalizado pelo resultado eleitoral do segundo turno em 19 de novembro de 2023, dia da vitória de Milei.
Veja também: