Tensão na fronteira: EUA conduzirão exercícios aéreos com exército da Guiana

Embaixada dos EUA confirma exercícios conjuntos com Forças de Defesa da Guiana para reforçar cooperação na área de segurança

A Embaixada dos Estados Unidos na Guiana anunciou que o exército dos EUA conduzirá operações de voo junto às Forças de Defesa da Guiana na próxima sexta-feira (07), em um esforço para aprimorar a parceria de segurança entre ambos os países.

Segundo a declaração da Embaixada, a iniciativa visa fortalecer a cooperação regional e melhorar as operações de segurança aérea, marítima e o combate às organizações criminosas. O comunicado enfatiza o compromisso contínuo dos EUA em ser um parceiro confiável para a segurança da Guiana.

Esse movimento por parte dos Estados Unidos é interpretado como um sinal de apoio à Guiana em meio à disputa territorial com a Venezuela, particularmente na região de Essequibo.

Veja também:

A ginástica artística do Brasil conquistou cinco medalhas neste domingo (18), na etapa de Koper, na Eslovênia, da Copa do Mundo da modalidade. Os destaque foram as dobradinhas de Júlia…

Após derrotar a Ferroviária por 3 a 1 no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG), e disparar na liderança ​da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino, o…

A Federação Paulista de Futebol (FPF) investiga os relatos da zagueira Stella, do Red Bull Bragantino, e da meio-campista Aline Milene, do São Paulo, de que o árbitro Juliano José…

Os últimos campeões estaduais de futebol masculino brasileiro em 2025 foram, enfim, conhecidos. Na tarde de sábado (17), o Maranhão (foto) levantou a taça do Campeonato Maranhense pela 16ª vez,…

O Ceará segue entre os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, o chamado G6, que dá vaga à próxima edição da Libertadores. Neste sábado (17), o Vozão derrotou o Sport…

O campeão olímpico Isaquias Queiroz conquistou, neste sábado (17), a medalha de ouro na Copa do Mundo de canoagem velocidade, disputada em Szeged, na Húngria. O baiano, de 31 anos,…

O edital que anuncia o pleito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o próximo dia 25 de maio foi publicado neste sábado (17). A eleição foi convocada por Fernando…

A TV Brasil transmite, neste sábado (17), rodada dupla do Campeonato Brasileiro Feminino – Série A1. A jornada esportiva começa às 16h45 com o confronto entre Cruzeiro e Ferroviária.  Mais tarde,…

O deputado distrital Daniel Donizet (MDB) denunciou à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) uma tentativa de extorsão envolvendo chantagens e pedidos de nomeações em troca da retirada de denúncias…

Em pronunciamento no Plenário nesta sexta-feira (16), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) voltou a criticar a influência das empresas de apostas on-line no futebol brasileiro. Ele defendeu a proibição da…


 

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, expressou anteriormente sua objeção à intervenção dos Estados Unidos na questão, pedindo que o problema entre Guiana e Venezuela fosse resolvido pacificamente.

Recentemente, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, reafirmou o apoio dos Estados Unidos ao presidente da Guiana, Irfaan Ali, em uma conversa entre os líderes.

Nos últimos anos, a Venezuela reafirmou sua reivindicação sobre o território de Essequibo após a descoberta de grandes reservas de petróleo e gás offshore. Maduro anunciou a criação de uma zona de defesa na região e nomeou um general como a “única autoridade” da área, intensificando a tensão na área disputada.

A Guiana convocou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para abordar a crise territorial, marcada para esta sexta-feira (08), buscando buscar uma resolução diplomática para a situação.

Veja também:
[wp_show_posts id=”33504

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui