Embaixada dos EUA confirma exercícios conjuntos com Forças de Defesa da Guiana para reforçar cooperação na área de segurança
A Embaixada dos Estados Unidos na Guiana anunciou que o exército dos EUA conduzirá operações de voo junto às Forças de Defesa da Guiana na próxima sexta-feira (07), em um esforço para aprimorar a parceria de segurança entre ambos os países.
Segundo a declaração da Embaixada, a iniciativa visa fortalecer a cooperação regional e melhorar as operações de segurança aérea, marítima e o combate às organizações criminosas. O comunicado enfatiza o compromisso contínuo dos EUA em ser um parceiro confiável para a segurança da Guiana.
Esse movimento por parte dos Estados Unidos é interpretado como um sinal de apoio à Guiana em meio à disputa territorial com a Venezuela, particularmente na região de Essequibo.
Veja também: Projeto na Saída Norte de Brasília pode abrigar 134 mil pessoas e comprometer aquíferos, aumentar enchentes e piorar trânsito da BR-020. O pré-candidato a deputado distrital Nelson Neto publicou um… O Brasil começou bem a nova etapa de Raglan (cidade da Nova Zelândia), incluída este ano na elite do circuito mundia de surfe, a World Surf League (WSL). Na madrugada… O setor de serviços no Brasil recuou 1,2% em março de 2026, em relação ao mês anterior, após estabilidade em fevereiro. A queda foi acompanhada por todas as cinco atividades… Ação do GDF na Sua Porta oferece 120 atendimentos diários entre 18 e 22 de maio. Iniciativa é defendida pelo deputado Daniel Donizet (MDB). Samambaia receberá, entre os dias 18… Cuidar e acolher aqueles que cuidam da sociedade. Com essa premissa, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) acompanhou, nesta sexta-feira (15), o lançamento oficial das obras da nova Policlínica… A Polícia Civil do Distrito Federal—PCDF, por intermédio da 35ª DP (Sobradinho II), realizou uma operação interestadual que culminou, nessa quinta-feira (14), na prisão preventiva de dois homens, de 25… Nesta quinta-feira (14), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (CORPATRI), deflagrou a Operação Estadia Fantasma, voltada a coibir atos praticados… A Polícia Civil do Distrito Federal—PCDF, por intermédio da equipe da Sic/Vio da 30ª DP, realizou a prisão em flagrante de um homem e uma mulher envolvidos em um roubo… São 35 permissões para venda de comidas típicas durante a festança do Arraiá do Bem, de 5 a 7/6, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia (Foto: Secretaria da Retomada) O… Espetáculo itinerante DizemCana tem cortejo cênico aberto ao público (Foto: Secult) A Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo 2026) entra na reta final nesta sexta-feira (15/05) com uma programação…
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, expressou anteriormente sua objeção à intervenção dos Estados Unidos na questão, pedindo que o problema entre Guiana e Venezuela fosse resolvido pacificamente.
Recentemente, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, reafirmou o apoio dos Estados Unidos ao presidente da Guiana, Irfaan Ali, em uma conversa entre os líderes.
Nos últimos anos, a Venezuela reafirmou sua reivindicação sobre o território de Essequibo após a descoberta de grandes reservas de petróleo e gás offshore. Maduro anunciou a criação de uma zona de defesa na região e nomeou um general como a “única autoridade” da área, intensificando a tensão na área disputada.
A Guiana convocou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para abordar a crise territorial, marcada para esta sexta-feira (08), buscando buscar uma resolução diplomática para a situação.
Veja também:
[wp_show_posts id=”33504






