Presidente dos EUA confirma autorização para ações da CIA contra o regime de Nicolás Maduro
O presidente norte-americano Donald Trump afirmou nesta quarta-feira (15) que os Estados Unidos iniciarão operações terrestres na Venezuela, após uma série de ataques a embarcações norte-americanas no mar do Caribe. Segundo ele, a medida faz parte de uma ofensiva ampliada contra o narcotráfico internacional.
O anúncio ocorreu poucas horas depois de o jornal The New York Times revelar que o governo norte-americano autorizou a CIA a conduzir operações para derrubar o presidente venezuelano Nicolás Maduro, líder do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).
Trump confirmou a informação e justificou a decisão:
“Autorizei por dois motivos: primeiro, esvaziaram as prisões e nos enviaram criminosos (…) Mas agora vamos nos concentrar em terra.”
A escalada de tensão entre Washington e Caracas reacende o temor de um conflito regional. A Venezuela, aliada da Rússia e do Irã, já havia denunciado “atos de agressão imperialista” após o reforço de navios e caças norte-americanos no Caribe nas últimas semanas.
Ainda não há detalhes sobre o início das operações terrestres nem sobre a extensão das ações da CIA no país vizinho. O governo de Maduro não se pronunciou oficialmente até o momento.






