Viúva busca prisão de Moraes por até 31 anos após morte de “patriota” na Papuda

Família de Cleriston Pereira da Cunha aciona a PGR e solicita a destituição do cargo de ministro do STF

Edjane Cunha, viúva do “patriota” Cleriston Pereira da Cunha, falecido na Penitenciária da Papuda após passar mal, apresentou uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro Alexandre de Moraes. O documento protocolado nesta quarta-feira (6/12) solicita a perda do cargo de ministro do STF e alega que o magistrado teria cometido crimes passíveis de penas que variam de 10 a 31 anos de prisão.

Representando a viúva e as duas filhas de “Clezão”, como era conhecido, o advogado Tiago Pavinatto argumenta que Moraes teria cometido “maus-tratos em modalidade qualificada, abuso de autoridade e tortura”. Afirma ainda que o ministro violou 32 dispositivos legais ao manter o “patriota” encarcerado mesmo após parecer favorável à sua soltura emitido pela PGR, dois meses antes do falecimento do empresário de 46 anos, ocorrido em 20 de novembro.

Veja também:

O projeto de lei que, entre outras medidas, autoriza a exploração econômica em terras indígenas (PL 6.050/2023) foi tema de debate promovido nesta terça-feira (15) pela Comissão de Direitos Humanos (CDH)….

Foi realizada nesta terça-feira (15) a audiência de conciliação sobre a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que reuniu representantes dos Três Poderes. A reunião, no entanto, terminou sem…

Na mesma noite em que Donald Trump aumentou a pressão internacional com novas tarifas contra o Brasil, Jair Bolsonaro (PL) reapareceu para dizer que toparia interceder com o aliado americano….

Durante pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (15), o senador Pedro Chaves (MDB-GO) defendeu o projeto de resolução (PRS 25/2025), de sua autoria, que permite a contratação de empréstimos por estados…

Audiência de conciliação terminou sem consenso entre governo, Congresso e partidos A audiência de conciliação convocada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras…

Deputado participou de reuniões em Washington sobre a atuação de autoridades brasileiras e os desdobramentos do 8 de janeiro O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se reuniu nesta terça-feira…

Durante a sessão plenária desta terça-feira (15), o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comunicou a liberação de um empréstimo internacional de US$ 200 milhões destinado a Minas Gerais. O valor será…

Entre os 594 deputados federais e senadores em exercício, Leila figura na lista dos 50 parlamentares em ascensão A atuação da senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) no Senado Federal colocou…

Secretário-geral da aliança militar diz que países correm risco de punição secundária caso ignorem apelos por acordo de paz O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, afirmou nesta terça-feira (15) que…

O relatório preliminar ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para elaborar o Orçamento federal de 2026, foi aprovado nesta terça-feira (15) pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). Com…


 

No documento, a viúva relata que Cleriston “nem conseguia caminhar para os banhos de sol” e alega que Moraes assumiu uma “conduta omissiva dolosa” ao ignorar o laudo médico que indicava a urgência para a liberação do detento.

“O ministro Alexandre de Moraes incorre na pena de reclusão de 10 anos e 11 meses a 31 anos e 11 meses, além da perda definitiva do cargo de Ministro e o impedimento de exercer a Magistratura após cumprimento da pena privativa de liberdade, que deve ser iniciada em regime fechado”, cita um trecho do documento protocolado.

A viúva solicita à PGR que formalize uma denúncia contra Alexandre de Moraes no STF, em um caso sem precedentes que poderia ser julgado pela própria Suprema Corte.

O documento foi endereçado à procuradora-geral da República, Elizeta Ramos, que está temporariamente à frente da instituição até a nomeação de Paulo Gonet, indicado pelo presidente Lula para o cargo.

O advogado que representa a família de “Clezão”, Tiago Pavinatto, anteriormente comentarista da Jovem Pan, deixou a emissora após se negar a fazer uma retratação por seus comentários sobre o desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui