Viúva busca prisão de Moraes por até 31 anos após morte de “patriota” na Papuda

Família de Cleriston Pereira da Cunha aciona a PGR e solicita a destituição do cargo de ministro do STF

Edjane Cunha, viúva do “patriota” Cleriston Pereira da Cunha, falecido na Penitenciária da Papuda após passar mal, apresentou uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro Alexandre de Moraes. O documento protocolado nesta quarta-feira (6/12) solicita a perda do cargo de ministro do STF e alega que o magistrado teria cometido crimes passíveis de penas que variam de 10 a 31 anos de prisão.

Representando a viúva e as duas filhas de “Clezão”, como era conhecido, o advogado Tiago Pavinatto argumenta que Moraes teria cometido “maus-tratos em modalidade qualificada, abuso de autoridade e tortura”. Afirma ainda que o ministro violou 32 dispositivos legais ao manter o “patriota” encarcerado mesmo após parecer favorável à sua soltura emitido pela PGR, dois meses antes do falecimento do empresário de 46 anos, ocorrido em 20 de novembro.

Veja também:

O brasileiro João Fonseca conquistou, neste domingo (22) em Jedá (Arábia Saudita), o título do Next Gen ATP Finals, competição que desde 2017 reúne os oito melhores tenistas de até…

Eliana estreou com o pé direito na Globo, comandando o especial de Natal do The Masked Singer Brasil com carisma, versatilidade e uma dose extra de confiança. Após meses de…

Responsável por conduzir centenas de sessões lotadas ao longo da história, a Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo voltou ao Teatro Nacional Claudio Santoro, após mais de uma década….

Eliana finalmente fez a sua tão aguardada estreia aos domingos na Globo. Com o especial de Natal do The Masked Singer Brasil, a loira garantiu ótima audiência para a emissora…

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta segunda-feira (23), 208 vagas para quem procura um emprego. Há posições para candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem…

Source link

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) tem empreendido ações dedicadas à conservação da flora do Cerrado, com foco em regiões pouco estudadas e em espécies raras e ameaçadas de extinção. Ao…

A riqueza cultural do Distrito Federal não se concentra apenas no Plano Piloto. A diversidade e criatividade do brasiliense está presente em todas as regiões administrativas (RAs), com identidades únicas…

O fornecimento de energia será interrompido em endereços do Paranoá, nesta segunda-feira (23), das 12h às 18h, devido à modernização da rede elétrica. A medida impacta o Condomínio Euller Paranhos,…

A ESPN encerrou o ano com um resultado expressivo no mercado publicitário ao comercializar 23 cotas de patrocínio para as transmissões de seus torneios de tênis e futebol em 2025….


 

No documento, a viúva relata que Cleriston “nem conseguia caminhar para os banhos de sol” e alega que Moraes assumiu uma “conduta omissiva dolosa” ao ignorar o laudo médico que indicava a urgência para a liberação do detento.

“O ministro Alexandre de Moraes incorre na pena de reclusão de 10 anos e 11 meses a 31 anos e 11 meses, além da perda definitiva do cargo de Ministro e o impedimento de exercer a Magistratura após cumprimento da pena privativa de liberdade, que deve ser iniciada em regime fechado”, cita um trecho do documento protocolado.

A viúva solicita à PGR que formalize uma denúncia contra Alexandre de Moraes no STF, em um caso sem precedentes que poderia ser julgado pela própria Suprema Corte.

O documento foi endereçado à procuradora-geral da República, Elizeta Ramos, que está temporariamente à frente da instituição até a nomeação de Paulo Gonet, indicado pelo presidente Lula para o cargo.

O advogado que representa a família de “Clezão”, Tiago Pavinatto, anteriormente comentarista da Jovem Pan, deixou a emissora após se negar a fazer uma retratação por seus comentários sobre o desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui