Câmara dos EUA destitui presidente pela primeira vez na história

Kevin McCarthy perde cargo após votação na Câmara dos Representantes; aliado assume interinamente

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos testemunhou um marco nesta terça-feira (3) ao destituir o deputado Kevin McCarthy da presidência da casa legislativa. Pela primeira vez, um presidente da Câmara foi deposto por meio da aprovação de uma resolução, com a votação registrando 216 votos a favor e 210 contra, incluindo oito republicanos favoráveis à remoção de McCarthy.

Agora, a Câmara enfrenta o desafio de eleger um novo presidente, com incerteza sobre quem conquistaria o apoio necessário. Não há expectativa de uma votação imediata nesta terça-feira. O deputado republicano Patrick McHenry, aliado próximo de McCarthy, foi nomeado presidente interino, assumindo o cargo pro tempore.

Veja também:

                       Na terça-feira (16), a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio do Departamento de Polícia Técnica, realizou a apresentação…

Nova Lei possibilita crédito subsidiado para superendividados no DF A norma assegura o “mínimo existencial” para consumidores que não conseguem mais pagar suas dívidas, alterando o FDDC para permitir a…

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), realizou a prisão de um homem de 49 anos na última…

Procon alerta para importância da pesquisa de preço antes das compras de Natal. Valor dos produtos têm variação de até 226% em Goiânia (Fotos: Procon Goiás) O Natal está chegando…

Os números até colocam Celina Leão na dianteira da disputa pelo Governo do Distrito Federal, mas a leitura fria dos dados desmonta qualquer discurso de favoritismo confortável. A vice-governadora lidera,…

Com fluxo diário superior a 25 mil usuários, Terminal do Dergo é o terceiro equipamento do BRT Leste Oeste entregue à população pelo Governo de Goiás neste ano (Foto: Hegon…

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (CORPATRI), com apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP), deflagrou, nesta…

Na quarta-feira (17), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 15ª DP, deflagrou a Operação Feira Limpa. A ação resultou na prisão em flagrante de um homem…

Senador do PDT integra lista de investigados na nova fase da operação Sem Desconto, que apura descontos ilegais em benefícios O senador Weverton Rocha (PDT-MA) é um dos alvos da…

Secretário executivo do ministério foi afastado e cumprirá prisão domiciliar; ação apura descontos ilegais em benefícios O secretário executivo do Ministério da Previdência Social, Adroaldo Portal, foi preso nesta quinta-feira…


 

A disputa pela presidência da Casa ocorre em meio a crescentes tensões dentro da conferência do Partido Republicano na Câmara, agravando ainda mais as lutas internas. Este episódio segue de perto a recente articulação bem-sucedida de McCarthy para evitar a paralisação do governo dos Estados Unidos com um projeto bipartidário.

Após a destituição, o deputado Matt Gaetz criticou McCarthy, chamando-o de “uma criatura do pântano” e sugerindo Steve Scalise como um possível sucessor. McCarthy, que serviu como presidente por 269 dias, teve o segundo mandato mais curto na história da Câmara dos Estados Unidos, enfrentando a disputa mais longa em 164 anos para alcançar a eleição.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui