Fatos apontam para a inevitabilidade do conflito
A sociedade, governo e forças militares de Israel estão se preparando para uma provável guerra contra o grupo xiita Hezbollah no sul do Líbano.
Desde o início na Faixa de Gaza o Hezbollah vem empreendendo ataques de intensidade baixa contra as Forças de Defesa de Israel na zona de fronteira entre os dois países.
O que parecem apensas provocações podem escalar rapidamente para um conflito aberto, envolvendo grandes bombardeios pela Força Aérea de Israel, uma invasão da região sul do Líbano e um inevitável revide do Hezbollah –com os seus mais de 30 mil mísseis, um arsenal muitas vezes superior aos armamentos utilizados pelo Hamas no dia 7 de outubro.
Segundo correspondentes da rede de TV CNN, nas cidades do norte de Israel a tensão é palpável, assim como o desejo da população local de eliminar os riscos dos ataques do Hezbollah.
Representantes das Forças de Defesa de Israel e do governo afirmaram que a guerra é inevitável, caso o Hezbollah não desarme o sul do Líbano.
O representante de um importante ministério isralense preferiu usar a expressão “opção militar” para se referir às possíveis soluções para a questão.
Leia também – Mundo:
O projeto de lei que, entre outras medidas, autoriza a exploração econômica em terras indígenas (PL 6.050/2023) foi tema de debate promovido nesta terça-feira (15) pela Comissão de Direitos Humanos (CDH)….
Foi realizada nesta terça-feira (15) a audiência de conciliação sobre a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que reuniu representantes dos Três Poderes. A reunião, no entanto, terminou sem…
Na mesma noite em que Donald Trump aumentou a pressão internacional com novas tarifas contra o Brasil, Jair Bolsonaro (PL) reapareceu para dizer que toparia interceder com o aliado americano….
Durante pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (15), o senador Pedro Chaves (MDB-GO) defendeu o projeto de resolução (PRS 25/2025), de sua autoria, que permite a contratação de empréstimos por estados…
Audiência de conciliação terminou sem consenso entre governo, Congresso e partidos A audiência de conciliação convocada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras…
Deputado participou de reuniões em Washington sobre a atuação de autoridades brasileiras e os desdobramentos do 8 de janeiro O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se reuniu nesta terça-feira…
Durante a sessão plenária desta terça-feira (15), o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comunicou a liberação de um empréstimo internacional de US$ 200 milhões destinado a Minas Gerais. O valor será…
Entre os 594 deputados federais e senadores em exercício, Leila figura na lista dos 50 parlamentares em ascensão A atuação da senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) no Senado Federal colocou…
Secretário-geral da aliança militar diz que países correm risco de punição secundária caso ignorem apelos por acordo de paz O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, afirmou nesta terça-feira (15) que…
O relatório preliminar ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para elaborar o Orçamento federal de 2026, foi aprovado nesta terça-feira (15) pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). Com…
Talvez interesse – variedades: