Ministro da Economia apresenta pacote de 10 ações para enfrentar a crise econômica no país
O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, revelou um conjunto de medidas econômicas em um esforço para combater a inflação de três dígitos e o considerável déficit fiscal do país.
Durante um pronunciamento gravado e transmitido por volta das 19h (horário de Brasília), Caputo expressou a necessidade de evitar uma possível catástrofe econômica.
As medidas anunciadas incluem:
- Não renovação de contratos de trabalho do Estado com menos de um ano de vigência;
- Suspensão da publicidade oficial nos meios de comunicação;
- Redução significativa dos ministérios e secretarias do governo federal;
- Redução do valor mínimo das transferências discricionárias para as províncias;
- Ausência de novas licitações do governo para obras públicas;
- Diminuição de subsídios para energia e transporte;
- Manutenção dos planos de apoio ao trabalho segundo as diretrizes de 2023;
- Alteração oficial da taxa de câmbio para 800 pesos por dólar;
- Substituição do sistema de importações SIRA por um novo sistema estatístico e informativo;
- Expansão do plano de atribuição universal por filho ou filha e aumento de programas alimentares em 50%.
Caputo destacou que as ações visam controlar a inflação, que atingiu cerca de 142% nos últimos 12 meses até outubro. Ele alertou, no entanto, que a situação não será aliviada para a população a curto prazo, prevendo um período de dificuldades antes de qualquer melhora.
O ministro enfatizou a necessidade de resolver o déficit fiscal do país, mencionando que a Argentina registrou déficits em 113 dos últimos 123 anos.
O pacote econômico também concentra esforços nas transações internacionais, planejando eliminar impostos sobre exportações e modificar o sistema de aprovação de licenças para importações.
Caputo afirmou que a Argentina buscará resolver o problema na raiz e enfrentar a questão do déficit fiscal de forma a não depender excessivamente de empréstimos externos para financiar suas despesas.
BRASIL
Veja também:
Fazendo valer o fator casa, o Internacional derrotou o Maracanã, por 1 a 0 na noite desta terça-feira (29) no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela ida da terceira fase da…
Justiça entendeu que discurso do deputado incitou ódio contra pessoas trans e desrespeitou o Dia Internacional da Mulher O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) foi condenado pelo Tribunal de Justiça do…
Partida terminou com protesto e possível punição ao Sloboda Tuzla; chefe da arbitragem renunciou Uma cena inusitada marcou o futebol da Bósnia no último sábado (26/4). A equipe do Sloboda…
Técnico italiano teria recebido proposta de clube árabe e frustra planos da CBF Carlo Ancelotti não será o novo técnico da Seleção Brasileira. Segundo o jornal espanhol Marca, o treinador…
O Presidente Nacional do Marco da Criança e do Adolescente, Dr. Evandro Dal Molin, cumpriu nesta terça-feira uma série de agendas institucionais em Brasília, reunindo-se com lideranças de diferentes estados…
Relator do projeto que autoriza o funcionamento de cassinos e bingos no Brasil (PL 2.234/2022), o senador Irajá (PSD-TO) afirmou em Plenário nesta terça-feira (29) que a sociedade brasileira está madura…
O Senado aprovou nesta terça-feira (29), por unanimidade, o projeto de lei complementar (PLP 48/2023) que autoriza o uso de recursos parados em programas inativos na área de educação. O projeto, do…
O Senado aprovou, nesta terça-feira (29), projeto (PRS 15/2025) que autoriza o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a contratar, com garantia da União, operação de crédito externo…
Em pronunciamento nesta terça-feira (29), o senador Cleitinho (Republicanos-MG) criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) e disse que as penas impostas aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro…
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, informou em Plenário nesta terça-feira (29) que fará a leitura do requerimento de prorrogação da CPI das Bets na sessão desta quarta-feira (30). —…
OUTRAS
Veja também: