Dignitas Infinita, lançada após mais de cinco anos de desenvolvimento, reafirma ensinamentos da Igreja Católica sobre temas contemporâneos.
O Vaticano divulgou um documento intitulado Dignitas Infinita, que aborda as ameaças à dignidade humana na sociedade moderna, incluindo críticas à teoria de gênero, cirurgia transgênero e barriga de aluguel. Desenvolvido ao longo de mais de cinco anos pelo Dicastério para a Doutrina da Fé (DDF), o documento reitera os ensinamentos da Igreja Católica sobre a dignidade ontológica da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus.
Dignitas Infinita trata de diversas questões contemporâneas à luz das Escrituras e dos ensinamentos da Igreja, como aborto, tráfico de seres humanos, pobreza, eutanásia e pena de morte. Notavelmente, reafirma e expande o posicionamento da Igreja em relação à teoria de gênero, considerando-a uma ideologia inadmissível e uma tentativa equivocada de interferir na criação divina.
Segundo o documento, a tentativa de alterar o gênero imutável de um indivíduo é uma afronta à verdade fundamental de que a vida humana é um dom de Deus. O Papa Francisco já havia expressado preocupação com a disseminação da ideologia de gênero, classificando-a como uma das “colonizações ideológicas mais perigosas” do mundo.