Recurso Apresentado ao STF Busca Restringir Alcance da Decisão do Ministro
Por Rogério Cirino
Nesta segunda-feira (11), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) formalizou uma contestação perante o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão proferida pelo ministro Dias Toffoli que invalidou provas relacionadas aos acordos de leniência no âmbito da Operação Lava Jato.
A ANPR tem como propósito, conforme declarado, direcionar a decisão estritamente para o cerne da reclamação: o acesso da defesa a elementos probatórios que pudessem respaldar a rejeição da ação penal. Como previamente noticiado pela CNN na última sexta-feira (8), a ANPR já planejava entrar com esse recurso no STF em contestação à determinação de Toffoli, que invalidou as evidências provenientes da colaboração da Odebrecht. A entidade apresenta questionamentos, entre outros, quanto à ampliação do escopo da decisão, que demandou a investigação de membros do Ministério Público e do Judiciário envolvidos no acordo de leniência da mencionada empreiteira.
Veja também: Os cidadãos do Distrito Federal (DF) que utilizam os serviços do Na Hora vão ter acesso a livros enquanto esperam o atendimento. O projeto Estante Livre, uma parceria da Secretaria… Agehab lança ciclo de credenciamento para os 74 municípios que ainda não integram o programa estadual Casas a Custo Zero (Foto: Edgard Soares e Octacílio Queiroz) O Goiás Social abre… Acessibilidade e sustentabilidade podem se tornar obrigatórias em obras públicas, caso seja aprovado um projeto de lei apresentado pelo senador Romário (PL-RJ). A proposta (PL 4.936/2024) altera a Lei 125, de… Com a presença da governadora em exercício Celina Leão, foram retomadas, nesta quinta (23), as reuniões mensais dos conselhos de segurança comunitários (Consegs) nas regiões administrativas que contam com esse… A Globo fará um sábado (25) com muito futebol. O público acompanhará desde cedo transmissões esportivas que prometem derrotar Record, SBT e Band na audiência. Globo exibirá vários jogos pelo… Em virtude das fortes chuvas que caíram nesta semana, em todo o Distrito Federal, associadas a ventos de maior intensidade e raios, a Neoenergia Brasília registrou elevação no número de… O sonho da casa própria virou realidade para mais 200 famílias nesta sexta-feira (24), quando a governadora em exercício Celina Leão entregou as chaves das unidades habitacionais dos condomínios 41… As ações de vandalismo geram prejuízos aos cofres públicos. O valor que poderia ser investido em outras áreas acaba sendo utilizado para a reposição. Somente em janeiro deste ano, os… O Cidade Alerta está fazendo a alegria da Record com seus índices, vencendo o SBT com facilidade e impulsionando a grade do canal com sua audiência. Record garantiu boa audiência… Neste sábado, (25) o fornecimento de energia será suspenso em áreas de Sobradinho das 9h às 15h devido a serviços de modernização da rede elétrica. Segundo a concessionária, serão afetados…
De acordo com os cálculos da ANPR, mais de 200 profissionais do Ministério Público Federal, da Advocacia Geral da União e do Poder Judiciário poderão vir a ser objeto de investigação. Somente no contexto da delação dos 77 executivos da Odebrecht, aproximadamente 150 procuradores atuaram.
O recurso apresentado pela ANPR será apreciado pela segunda turma do STF, que inclui o próprio ministro Toffoli, bem como os ministros Edson Fachin, Kassio Nunes Marques, André Mendonça e Gilmar Mendes.
Veja também: